COVID-19: IN CASTRO APOIA EMPRESAS DO CONCELHO DE CASTRO VERDE
Até à data, os serviços sediados no “IN Castro” contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.
“Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€” revela o vereador David Marques.
O autarca socialista esclarece ainda que, “através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar”.
Leia também: https://radiocastrense.pt/beja-incentiva-ao-consumo-no-comercio-local-do-concelho/
Vidigueira Vinho encerra edição com cultura, gastronomia e experiências sensoriais
Termina hoje em Vidigueira mais uma edição do Vidigueira Vinho, uma celebração que une vinho, tradição e música num ambiente de convívio e promoção da identidade alentejana.
Ao longo de três dias, o evento celebrou a tradição e autenticidade da região, reforçando o posicionamento de Vidigueira como um destino de referência para o enoturismo, combinando vinho, música e gastronomia.
Em declarações à Rádio Castrense, o presidente da Câmara, Ricardo Bonito, afirma que o Vidigueira Vinho é “um evento que vai muito para além da festa, representando também a nossa identidade, cultura e a genialidade do nosso povo”
A programação do último dia começa às 15h00 no Stand Cimbal, com a Prova de Azeites “Olhares da Ribeira”, seguida meia hora depois, às 15h30, por uma prova comentada dedicada aos Vinhos do Douro, conduzida por Francisco Montenegro no Salão dos Vinhos. Às 16h00, o Stand Cimbal recebe uma degustação de aguardentes da ACVCA, acompanhada pela doçaria tradicional da Padaria Peninsular, enquanto no Palco Crédito Agrícola a Tuna da Universidade Sénior anima o público com a sua atuação.
Às 17h00, o Salão dos Vinhos volta a ser palco de inovação, com uma prova comentada de vinhos sem álcool e desalcoolizados orientada por Manuel Moreira, e às 17h30, o Trio Alvoroço sobe ao Palco Crédito Agrícola para um concerto envolvente. O encerramento da componente gastronómica conta com um showcooking protagonizado pelo Chef João Mourato às 18h00, onde apresenta harmonizações com vinhos do Dão. A programação musical termina às 19h30 com a atuação do grupo Os Improvisados, antes do encerramento oficial do evento, marcado para as 21h00.
Semana Gastronómica do Borrego termina hoje no Campo Branco
Castro Verde, Aljustrel e Ourique voltam a celebrar o Borrego do Campo Branco, com a última edição da Semana Gastronómica do Borrego a decorrer até hoje, 5 de abril. Durante estes dias, os restaurantes aderentes têm apresentado aos clientes uma variedade de pratos preparados com este produto emblemático, reforçando os sabores e a tradição gastronómica do Campo Branco.
A iniciativa integrou o Festival Sabores do Borrego 2026 , com a participação de 14 restaurantes da região. No concelho de Castro Verde, vários estabelecimentos marcaram presença, enquanto em Entradas os restaurantes locais também se associaram à semana. Em Aljustrel e Ourique, diferentes espaços de restauração aderiram, garantindo uma ampla cobertura territorial do evento.
Mais do que uma simples celebração gastronómica, a Semana Gastronómica do Borrego procura promover e valorizar o Borrego do Campo Branco como um produto endógeno de excelência, fortalecendo a ligação entre produtores, restaurantes e consumidores que procuram experiências autênticas à mesa.
O evento é promovido pela Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Campo Branco – Agrupamento de Produtores Pecuários, S.A., contando ainda com a colaboração dos municípios de Aljustrel e Ourique, assim como dos restaurantes aderentes.
Os visitantes têm até hoje para aproveitar a oportunidade de degustar pratos únicos, celebrando o que de melhor a gastronomia local tem para oferecer.
Serpa recebe hoje o 44.º Cortejo Histórico e Etnográfico
Às 16h00, o centro de Serpa será palco do 44.º Cortejo Histórico e Etnográfico, integrado na Festa em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe. O evento é organizado pelo Município de Serpa, com o apoio do Movimento Associativo local e das Juntas e Uniões de Freguesias do concelho.
Com 39 carros alegóricos e cerca de 600 participantes, o cortejo recria a evolução histórica do concelho, apresentando quadros que destacam aspetos da sociedade, do património, dos usos e costumes, e dos ofícios tradicionais. O espetáculo inclui também o Cante Alentejano, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O desfile terá início na Rua da Abegoaria, seguindo pelas ruas Dr. Palma Santos, Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, Alameda Abade Correia da Serra, Rua do Calvário, Rua Nova, Rua dos Lagares, terminando na Rua dos Arcos, junto ao chafariz das Portas de Beja.
O Cortejo Histórico e Etnográfico realizou-se pela primeira vez em 1979 e tornou-se um dos momentos altos da Festa em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe, atraindo anualmente centenas de visitantes. Este é, assim, mais um momento de celebração da história e da cultura de Serpa, convidando locais e visitantes a assistir e participar.
A Semana Gastronómica dos comeres da Páscoa termina hoje em Vidigueira
Entre 1 e 5 de abril, a Câmara Municipal de Vidigueira promoveu a Semana Gastronómica Comeres da Páscoa, uma iniciativa que alia a tradição culinária da época aos vinhos produzidos na região.
O evento decorre em vários restaurantes do concelho, incluindo A Cascata, O Trilho, País das Uvas, Quinta do Quetzal e Taberna do Enteiriço, oferecendo aos visitantes a oportunidade de degustar pratos típicos da Páscoa harmonizados com os vinhos locais.
A iniciativa integra-se no programa do evento Vidigueira Vinho e pretende valorizar a gastronomia e a produção vitivinícola do território, proporcionando experiências únicas de sabores e saberes tradicionais.
Em declarações à Rádio Castrense, Ricardo Bonito, Presidente da autarquia de Vidigueira explica que “estamos aqui também para desenvolver toda a nossa comunidade e através daquilo que são os sabores da Páscoa, através do borrego e através de todas as nossas iguarias tentar desenvolver e receber as pessoas da melhor maneira.”
Dia Aberto em Odemira destaca impacto do voluntariado internacional
O Município de Odemira promove, no próximo dia 9 de abril, o Dia Aberto “Regenerar Odemira”, uma iniciativa que terá lugar no CORE – Centro de Aprendizagem Rural, na aldeia de São Luís.
O evento tem como principal objetivo apresentar os resultados das atividades de voluntariado desenvolvidas no âmbito do projeto “Regenerar Odemira”, bem como dar a conhecer testemunhos de jovens participantes. A iniciativa pretende ainda fomentar a reflexão sobre o impacto do voluntariado internacional no concelho.
A sessão contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.
Implementado desde 2015, o programa de Voluntariado Internacional para Jovens do Município de Odemira, enquadrado no Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia, tem vindo a afirmar-se como uma importante ferramenta de promoção da cidadania ativa, sustentabilidade e intercâmbio cultural.
Ao longo dos últimos anos, o programa possibilitou a participação de 41 jovens odemirenses em experiências de voluntariado por diversos países europeus, ao mesmo tempo que acolheu 39 voluntários internacionais no concelho.
Os projetos “Odemira na Europa” e “Regenerar Odemira” envolveram, até à data, 27 entidades de 11 países e 13 entidades locais, mobilizando mais de 580 mil euros de financiamento europeu.
Atualmente, encontram-se no concelho 24 jovens voluntários internacionais, que desenvolvem ações de solidariedade junto da comunidade e contribuem para a regeneração da paisagem local.



