A FACAL – Feira de Artes e Cultura de Almodôvar, começa hoje no Complexo Multiusos das Eiras e termina domingo.
A FACAL, que nos últimos dois anos se realizou no centro da Vila, “por razões de obras de requalificação do Campo das Eiras, volta este ano ao seu local habitual, num espaço amplo, moderno, apelativo e com todas as condições para acolher este e outros eventos – O Complexo Multiusos das Eiras” sublinha o Município de Almodôvar.
Para celebrar o “regresso a casa”, a Câmara Municipal de Almodôvar diz que “preparou um cartaz musical de luxo, transversal a diversos gostos e gerações”.
Assim, na sexta-feira, 5 de julho, sobem ao palco o conceituado artista popular “Quim Barreiros”, os célebres “Santamaria” e o reconhecido “DJ Kura”.
No sábado, 6 de julho, atuam os “Raya”, os “D.A.M.A”, “Insert Coin” e DJ Rena.
No domingo, 7 de julho, a noite é, “como habitualmente, reservada ao Fado”. Para encerrar em grande, o palco principal é ocupado pela reconhecida fadista “Carminho”.
“Para além dos cabeças de cartaz, o programa da FACAL é transversal a várias gerações” destaca a autarquia.
O certame irá contar uma Tertúlia dedicada às Artes e Ofícios, na sexta-feira, dia 5 de julho, às 16 horas, sendo que a inauguração oficial está agendada para as 18 horas.
António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, sublinha que “esta edição da FACAL vai ficar na história de Almodôvar”.
A Feira vai ainda contar com a realização de várias Oficinas de Artes e Ofícios, a atuação de Grupos Corais e Etnográficos do concelho de Almodôvar ao longo dos três dias, participação da Universidade Sénior de Almodôvar, com a Tuna, o Grupo de Cavaquinhos e o Grupo de Danças Tradicionais do Mundo e ainda a participação da Almovimento, com a Escola de Danças de Salão, Escola de Ginástica Aeróbica Desportiva, Escola de Ballet, Escola de Fit Dance e Escola de Dança Rítmica.
No sábado, 6 de julho, atuará também o grupo de Dança K-Pop.
Ao longo dos três dias, a FACAL conta ainda com animação itinerante com o grupo “Orquestra Improvável”.
A FACAL “reforçará novamente a sua aposta na cultura como veículo de promoção e valorização do turismo, dos produtos regionais, do tecido empresarial local, da gastronomia local que é um orgulho de todos, e também para a identidade cultural de Almodôvar” sublinha a Câmara de Almodôvar.
As entradas são gratuitas.
A organização é da Câmara Municipal de Almodôvar, com o apoio da Super Bock e Black Pig.