A edição deste ano da FACAL realizar-se-á, a título excecional, no espaço em frente à Biblioteca Municipal, estendendo-se pela Rua da Constituição, em toda a Rua do Convento, incluindo a Praça da República e zona envolvente ao Jardim dos Bombeiros.
O presidente da câmara de Almodôvar, António Bota, não esconde a satisfação, pelo regresso, dois anos depois, nos dias 8, 9 e 10 de Julho, de um evento que é “a grande festa da família almodovarenses, e a maior montra das potencialidades do nosso concelho”.
No dia 08 de julho sobem ao palco principal os “Resistência”, que contam com nomes sonantes do panorama musical nacional, como Tim, Miguel Ângelo e Olavo Bilac. No dia 09 é a vez dos “Amor Electro”, banda liderada por Marisa Liz e no dia 10 de julho atua Sara Correia.
Após dois anos de interrupção, causada pela pandemia da COVID-19, o Município de Almodôvar lembra que “finalmente” o certame volta a ser realizado.
Recorde-se que, em 2021 a autarquia almodovarense promoveu ume edição online do evento, prometendo voltar a realizar este evento que vai para a sua 25ª edição (que devia ter sido realizada em 2020, não fosse a pandemia).
A iniciativa mostra o melhor que Almodôvar tem para oferecer, desde a gastronomia, ao artesanato, passando pelos produtos da terra, cultura e espetáculos recreativos e musicais.
Este ano, “tendo em conta a obra a decorrer no recinto do “Campo das Eiras” e do atraso da mesma, por variadas razões, não é possível a realização da FACAL no recinto que tradicionalmente acolhe a feira” explica a Câmara de Almodôvar.
O palco principal ficará instalado em frente à Biblioteca Municipal, num espaço que a Câmara de Almodôvar preparou para o efeito e que futuramente será transformado num Parque de Estacionamento com capacidade para mais de 60 viaturas. A Praça da República contará com o palco secundário.
Para o terceiro e último dia do certame, 10 de julho, está prevista a transmissão em direto do programa “Somos Portugal” da TVI.
O município lembra que “a FACAL tem por objetivos promover o concelho, os seus produtos e serviços, bem como o artesanato em geral, afirmando a sua qualidade e excelência e contribuindo para a dinamização das atividades económicas, locais e regionais”.
A FACAL decorre de 8 a 10 de julho e assinala 25 anos de vida, tendo sido cancelada em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19.