Cumpre-se este sábado o segundo dia da 24.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, com entrada livre.
Em termos de números, a edição deste ano conta com “cerca de cento e sessenta expositores, entre produtores de queijo, enchidos, mel, doçaria, artesanato, tasquinhas, criadores de ovinos e stands institucionais de entidades regionais”, revela a autarquia serpense.
“Sessenta stands de queijos, portugueses e espanhóis, marcarão presença em Serpa – queijos artesanais de ovelha, cabra, vaca e mistura, requeijão, almece, queijos frescos, amanteigados, curados, curados atabafados – entre eles queijos de Serpa, Évora, Serra da Estrela e Castelo Branco, alguns com certificação DOP – Denominação de Origem Protegida, bem como Queijo Biológico certificado e queijos premiados em concursos internacionais” explica o município.
No dia 22 decorrerá o colóquio Colóquio – Q.I. 4.0 – Queijo Serpa DOP a Inteligência Artificial na Produção Artesanal, onde se irá abordar a importância da tecnologia na preservação da tradição do Queijo Serpa DOP, ao nível da transição energética, a segurança alimentar e a valorização comercial. Pretende capacitar os empresários para a utilização de um aplicativo móvel, facilitador de tomada de decisões informadas, garantindo os padrões de excelência do Queijo Serpa enquanto Queijo Inteligente. Haverá também provas comentadas de queijo. Trata-se de uma ação organizada em parceria entre a Associação de Produtores do Queijo Serpa e o Instituto Politécnico de Beja, incluídas no projeto “Q.I. 4.0 – Queijo Serpa DOP a Inteligência Artificial na Produção Artesanal”.
Com todas estas atividades, pode constatar-se que “está um programa com um conjunto diversificado de iniciativas, e promete dar a saborear ao mundo o melhor que o concelho de Serpa é” – afirma o presidente da autarquia, João Efigénio.