Arranca hoje a 17.ª edição do FATOR – Festival de Artes, Tradições e Ofícios da Raia, transformando o Jardim 25 de Abril de Vila Verde de Ficalho (Serpa), num palco vibrante de cultura alentejana. O evento, organizado pela Junta de Freguesia local com o apoio do Município de Serpa, decorre até domingo, 14 de julho, e promete três dias repletos de atividades para todas as idades.
O FATOR é uma verdadeira celebração da identidade raiana. Os visitantes podem explorar uma mostra de artes e ofícios, deliciar-se com a gastronomia tradicional em diversas bancas e adquirir produtos típicos da região. Para os mais novos, há um espaço infantil dedicado, garantindo a diversão dos pequenos. A música e as atuações de Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, são presença constante, enriquecendo a atmosfera festiva.
Hoje, sexta-feira, 12 de julho, o festival abre portas às 20h00 com a sessão de abertura, que inclui a inauguração de exposições e uma arruada animada pelo grupo “Os Chocalheiros” de Vila Verde de Ficalho. A noite segue com as atuações do Grupo Coral “Os Arraianos” e do grupo de sevilhanas “Las Chiquis UAI”, a partir das 22h00. O ritmo acelera com os espetáculos musicais de “Hits on Time” às 23h00 e DJ Hits Mike à 01h00.
No sábado, 13 de julho, o programa inicia às 20h00 com a apresentação do livro As minas Estórias, de José António de Oliveira Correia. A partir das 22h00, o palco recebe o grupo “Los Chupitos”, seguido de “4Revival” às 23h30 e KX CONNECTIONS à 01h30, prometendo uma noite de muita animação.
O domingo, 14 de julho, reserva um espetáculo musical com “Joana Gonçalves e os Terra Forte” às 22h00, integrado nas “Noites de Rua Cheia”. Para fechar o festival em grande, “Os Cachopos” sobem ao palco às 23h30, e o DJ David Lello assume a cabine à 01h30.
