Segunda-feira, Maio 25, 2020
23 C
Castro Verde Municipality
More
    Inicio Blog

    Vidigueira: Testes à Covid-19 todos negativos no Lar de Vila de Frades

    0

    “No passado dia 17 de maio, foram realizados 97 testes ao novo coronavírus a utentes e funcionários do Lar Entardecer Solidário da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Frades, e cujos resultados foram todos negativos” refere a autarquia de Vidigueira.

    Esta iniciativa está integrada no Programa de Intervenção Preventiva em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s) e Lares Residenciais (LR) no Baixo Alentejo, que abrange o concelho de Vidigueira, resultante do protocolo entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) e o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve -Algarve Biomedical Center.A sua operacionalização é assegurada por uma parceria alargada que integra a CIMBAL, o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Autoridade de Saúde, as Comissões Distrital e Municipais de Proteção Civil e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja.

    Leia também: https://radiocastrense.pt/cuba-resultados-negativos-aos-testes-realizados-a-covid-19-a-trabalhadores-da-scm-de-vila-alva/

    Município de Moura assinala Semana da Saúde

    0

    Entre os dias 25 e 29 de maio a Câmara Municipal de Moura assinala a Semana da Saúde.

    “Através do recurso às plataformas digitais do Município, serão lançadas várias propostas para toda a população, tais como o programa “Vamos Levantar” e aulas de atividade física. Ao longo da semana estão também programadas iniciativas destinadas a Cuidadores Informais” escreve a autarquia.

    “A Semana da Saúde, que este ano se assinala de forma diferente, tem como objetivo o combate aos hábitos de sedentarismo e de correção postural de toda a população, bem como a promoção de atividades alternativas para melhoria da saúde mental” frisa a Câmara de Moura.

    “As atividades programadas serão publicadas, diariamente, nas páginas de Facebook da Câmara Municipal de Moura, do projeto “Moura Fica em Casa” e Universidade Sénio”r, explica ainda o Município.

    A Semana da Saúde é promovida pelo Município de Moura e conta com a colaboração da Comoiprel e Universidade Sénior.

    Leia também: https://radiocastrense.pt/moura-testes-realizados-no-lar-de-sao-francisco-com-resultados-negativos/

    Crónica de Opinião de António Bota – 25 de maio de 2020

    Odemira: 12 praias do concelho com Bandeira Azul

    0

    Odemira tem este ano 12 praias com Bandeira Azul.

    O galardão de qualidade e excelência é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

    A Câmara de Odemira apresentou 12 candidaturas, todas elas agora aprovadas. Tal, “comprova a qualidade das praias odemirenses e o empenho do Município no trabalho de infraestruturação e preservação, no âmbito da marca As Melhores Praias de Portugal” destaca a autarquia.

    Ainda segundo o Município de Odemira “no ano em que o acesso às praias obriga a uma adaptação e definição de novas regras devido à pandemia do Covid-19”, a ABAE, em conjunto com a Coordenação Internacional e o Júri Nacional do programa, adaptou os critérios, na certeza “que a Bandeira Azul tem um papel relevante durante esta crise, sobretudo no que diz respeito à informação e à sensibilização.”

    Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara são as praias do concelho de Odemira que, este ano, contam com Bandeira Azul.

    Leia também: https://radiocastrense.pt/odemira-com-dois-casos-recuperados-de-covid-19-e-cinco-casos-ativos/

    “Acreditamos que, num cenário otimista, poderemos atrair os turistas estrangeiros a partir de Setembro” Vítor Silva

    0

    A Agência Regional de Turismo do Alentejo acredita que os efeitos da pandemia da COVID 19 só começarão a fazer-se sentir de forma menos penalizadora para o sector a partir de Setembro.

    Segundo o presidente da ARTA, Victor Silva, “até lá vamos ter que viver com o turista nacional. Lá mais para a frente, e isso numa perspetiva muito otimista, é que poderemos esperar que o sector ganhe outro dinamismo com a vinda de turistas estrangeiros, isso, obviamente ,se a pandemia regredir e possibilitar a abertura das fronteiras, acreditemos nisso, mas façamo-lo de forma moderada, sem alimentarmos falsas expectativas” conclui Víctor Silva.

    Decarações de Víctor SIlva

    Leia também: https://radiocastrense.pt/covid-19-metade-dos-portugueses-sente-impacto-psicologico-moderado-a-severo/

    Município de Almodôvar aprova mais apoio ao Tecido Empresarial do Concelho

    0

    O executivo da Câmara Municipal de Almodôvar aprovou, em reunião de Câmara de 20 de maio, novas medidas de apoio ao tecido empresarial do concelho.

    Assim, a somar às medidas já anteriormente difundidas, a autarquia de Almodôvar aprovar mais um lote de candidaturas no valor aproximado de 29.591 euros, a somar aos 25,000 aprovados na semana passada, do Orçamento Municipal, a fundo perdido, para apoiar os empresários do nosso concelho.

    “Esta medida, insere-se no PATECA – Programa de Apoio ao Tecido Empresarial do concelho de Almodôvar e faz parte dos 250 mil euros disponibilizados no âmbito deste programa. Já foram recebidas na Câmara Municipal mais de 50 candidaturas ao PATECA” destaca António Bota.

    O Presidente da Câmara de Almodôvar lembra que “continuamos a receber inscrições durante todo o mês de maio”.

    Declarações de António Bota

    Leia também: https://radiocastrense.pt/camara-de-almodovar-vai-implementar-plano-tecnologico-de-apoio-aos-alunos-do-concelho/

    Politécnico de Beja com candidaturas abertas para Mestrados até 16 de julho

    0

    O Instituto Politécnico de Beja tem abertas inscrições para Mestrados, nomeadamente nos cursos de Agronomia, Atividade Física e Saúde, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo, Educação Especial – Especialização no Domínio Cognitivo e Motor, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, Engenharia Alimentar, Engenharia de Segurança Informática, Engenharia do Ambiente, Gerontologia Social e Comunitária, Internet das Coisas, Segurança e Higiene no Trabalho, Serviço Social – Riscos Sociais e Desenvolvimento Local.

    Leia também: https://radiocastrense.pt/moura-disponibiliza-tablets-com-acesso-a-internet-aos-alunos-do-concelho/

    Famílias em dificuldades económicas estão a recorrer “desesperadamente” à DECO

    0

    O número de pedidos de auxílio disparou nas últimas três semanas no Alentejo.

    Helena Guerra da delegação de Évora, Beja e Portalegre, da DECO,revelou à Castrense que “se tratam de famílias que, de um momento para o outro, devido à pandemia da COVID 19 se viram em sérias dificuldades para pagarem as suas despesas, nomeadamente de água e gás”.

    A responsável pela DECO na região sublinha que “a situação é muito preocupante e tememos que se agrave ainda mais. Se estiver em dificuldades na hesite e contacte-nos através do nosso site” sugestiona a jurista da DECO”.

    Declarações de Helena Guerra

    Leia também: https://radiocastrense.pt/deco-cria-linha-especifica-213710282-para-esclarecer-quem-queira-viajar/

    António Espírito Santo eleito Delegado Regional do Baixo Alentejo e Algarve da APEFA

    0

    A Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos – Aprendências, instituição sem fins lucrativos com a missão de Defesa, Estudo e Valorização Social da Educação de Adultos em Portugal, realizou no passado, 25 de janeiro, as eleições para os corpos sociais,Triénio 2020/2023.

     António Espírito Santo foi eleito para o cargo de Delegado Regional do Baixo Alentejo e Algarve.

    Em declarações à Castrense, António Espírito Santo referiu que “o objetivo da nossa direção é o de cada vez estarmos mais próximos, especialmente neste período de pandemia da Covid-19”. O mesmo frisa que “queremos estar no terreno, com todos os agentes envolvidos na Educação e Formação de Adultos em Portugal”

    António Espírito Santo mostra ainda a sua “total disponibilidade para debater o futuro da Educação de Adultos na região”.

    Declarações de Antínio Espírito Santo

    Leia também: https://radiocastrense.pt/castro-verde-quer-ter-um-novo-posto-da-gnr/

    Noticiário – 25 de maio de 2020

    0
    Noticiário – 25 de maio de 2020