21.8 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Julho 4, 2025
Inicio Site

COVID-19: IN CASTRO APOIA EMPRESAS DO CONCELHO DE CASTRO VERDE

0

Até à data, os serviços sediados no “IN Castro” contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.

“Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€” revela o vereador David Marques.

O autarca socialista esclarece ainda que, “através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar”.

Declarações de David Marques

Leia também: https://radiocastrense.pt/beja-incentiva-ao-consumo-no-comercio-local-do-concelho/

Governo decide Autárquicas a 12 de outubro

0

A campanha eleitoral para as autárquicas, hoje marcadas para 12 de outubro, vai decorrer entre 30 de setembro e 10 de outubro, que é data limite para o Governo entregar a proposta de Orçamento de Estado para 2026 no Parlamento.

O Governo anunciou hoje a marcação das eleições autárquicas para 12 de outubro.

De acordo com a lei eleitoral autárquica, estas eleições têm de se realizar entre 22 de setembro e 14 de outubro e num domingo.

Com a marcação das autárquicas para 12 de outubro, a campanha eleitoral oficial vai decorrer entre 30 de setembro e 10 de outubro, já que a lei determina que se inicia no 12º dia anterior à eleição e termina às 24 horas da antevéspera do dia designado para o sufrágio.

O último dia de campanha eleitoral coincidirá, assim, com a data limite de entrega pelo Governo no Parlamento da proposta de Orçamento do Estado para 2026.

De acordo com a Lei de Enquadramento Orçamental “o Governo elabora e apresenta à Assembleia da República, até 10 de outubro de cada ano, a proposta de lei do Orçamento do Estado para o ano económico seguinte”.

Já a entrega de listas de candidatos”terão de ser apresentadas perante o Juiz do Tribunal Cível da Comarca competente em matéria cível com jurisdição na sede do município respetivo até ao 55º dia anterior à data do ato eleitoral”.

Rádio Castrense/ Lusa

Almodôvar: FACAL abre as portas na sexta-feira no Complexo Multiusos das Eiras

0

A Câmara Municipal de Almodôvar tem preparada a FACAL 2025 – Feira de Artes e Cultura de Almodôvar. “O maior certame do concelho decorre já no final desta semana, de 4 a 6 de julho”. O evento, que celebra o património cultural e gastronómico e a vitalidade dos diversos setores da sociedade do concelho, “contará com uma vasta oferta de espetáculos, animação e atividades para todas as idades”.

sexta-feira, 4 de julho, marca a Inauguração Oficial da FACAL 2025 às 18h00 no Centro de Interpretação do Medronho, com as atuações do Grupo Coral Feminino Flores do Campo e do Grupo Coral Masculino Amigos do Rosário, que também farão uma arruada às 19h30. 

O Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, António Bota, adianta à Castrense que “a filosofia da FACAL é a mesma de sempre”, já que o certame tem por objetivo “promover as atividades do concelho, as instituições e fomentar a confraternização da família almodovarense”.

Na sexta-feira, 4 de julho, após a sessão inaugural, o Palco Secundário da FACAL receberá o Grupo Coral Masculino Vozes de Almodôvar (20h00), o Grupo Etnográfico da Universidade Sénior de Almodôvar (20h15) e a Escola de Danças de Salão | Almovimento (20h45).

No Palco Principal, o destaque da noite será Ruben Luz Lameira & Banda “Modas Avulso” (21h30), seguido pela atuação de ANA MOURA (23h00) e o vibrante espetáculo REVENGE OF THE 90’S (01h00). A animação permanente do dia incluirá a “Orquestra Improvável”, insufláveis, cama elástica e o Both 360º.

sábado, 5 de julho, prossegue com uma programação cultural rica. No Palco Secundário, subirão ao palco o Grupo Coral Feminino Mondadeiras de Santa Cruz (18h15), a Escola de Ballet e Dança Rítmica da Almovimento (18h30), o Grupo de Danças do Mundo da Universidade Sénior de Almodôvar (19h15) e o Grupo de Dança do Clube das Artes Interculturais do Agrupamento de Escolas de Almodôvar (19h45).

O Palco Principal receberá o Tributo Gypsi Kings By Chaito&Palosanto (21h00), e os espetáculos de DIOGO PIÇARRA (23h00), DJ BREYTH (01h00) e DJ MASSIVE CHILD (03h00). A animação permanente será garantida com a “Orquestra Improvável”, insufláveis, cama elástica e o Both 360º.

No domingo, 6 de julho, último dia da FACAL, o Palco Secundário apresentará o Grupo Coral Feminino Estevas em Flor (18h15), o Grupo Coral Masculino Vozes da Aldeia (18h30), a Tuna Sénior da Universidade Sénior de Almodôvar (19h00) e as Escolas de Ginástica Aeróbica Desportiva, Fit Dance, Jazz e Hip Hop da Almovimento (19h30).

No Palco Principal, os espetáculos ficarão a cargo de Pedro Mestre – Cante Alentejano & Viola Campaniça (20h30) e Ana Valadas e Miguel Camões (22h00).

Para além dos palcos, a FACAL 2025 contará com animação em permanência ao longo de todos os dias, incluindo a presença da “Orquestra Improvável” em diversos horários e locais do recinto, insufláveis e camas elásticas, e a popular Both 360º, garantindo a diversão de miúdos e graúdos.

Durante a FACAL 2025 estará ainda patente, no edifício do Centro Interpretativo do Medronho, a exposição “Memórias… em Fotografia”, promovida pelo Município de Almodôvar.

A organização é da Câmara Municipal de Almodôvar.

As entradas são livres.