COVID-19: IN CASTRO APOIA EMPRESAS DO CONCELHO DE CASTRO VERDE
Até à data, os serviços sediados no “IN Castro” contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.
“Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€” revela o vereador David Marques.
O autarca socialista esclarece ainda que, “através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar”.
Leia também: https://radiocastrense.pt/beja-incentiva-ao-consumo-no-comercio-local-do-concelho/
5º Torneio Biosfera- Futebol de 11- começa amanhã em São Marcos da Ataboeira
A Câmara Municipal de Castro Verde organiza, nos próximos dias 19 (terça-feira) e 21 de agosto (quinta-feira), o 5º Torneio Biosfera – Futebol de 11. A competição irá decorrer no Campo de Jogos João Celórico Drago, em São Marcos da Ataboeira.
Este ano, o torneio reúne quatro equipas do concelho que irão disputar os Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Beja na época 2025/2026: Futebol Clube Castrense, Futebol Clube São Marcos, Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense e Grupo Desportivo e Cultural do Sete.
Na terça-feira, 19 de agosto, o FC São Marcos defronta o GDC Sete às 20h00, seguido do confronto entre o SRD Entradense e o FC Castrense, às 21h30.
Já na quinta-feira, 21 de agosto, o jogo de atribuição do 3º e 4º lugares realiza-se às 20h00, e a grande final está marcada para as 21h30, no mesmo campo.
Durante o torneio serão atribuídos prémios de Melhor Marcador, Guarda-Redes Menos Batido e Equipa Fair-Play.
O 5º Torneio Biosfera conta com o apoio da Junta de Freguesia de São Marcos da Ataboeira, da Associação de Futebol de Beja, do Futebol Clube São Marcos e dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde.
Vidigueira: Prisão Preventiva para homem de 72 anos por indícios de homicídio na forma tentada
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul, procedeu à detenção de um homem de 72 anos, por fortes indícios da prática do crime de homicídio, na forma tentada, ocorrido no concelho de Vidigueira, na passada quinta-feira, 14 de agosto, anuncia a Polícia Judiciária (PJ).
A força policial explica que, “com recurso ao cabo de um utensílio agrícola, o suspeito provocou diversas lesões na vítima, uma mulher com 60 anos, que teve de ser transportada ao Hospital de Beja”.
A agressão “ocorreu no quadro de uma relação conjugal, pautada desde há muito por episódios de discórdia, discussão e violência. Contudo, hoje, a discórdia intensificou-se e a violência escalou a um ponto que poderia ter sido fatal não fosse a pronta intervenção de terceiro, que impediu a continuidade da agressão” sublinha a PJ.
Em resultado da investigação desenvolvida, “foram recolhidos relevantes elementos probatórios que conduziram à detenção fora de flagrante delito do autor” adianta a mesma fonte.
Presente às autoridades judiciárias competentes, “no dia de hoje, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva”.
O inquérito é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal da Comarca de Beja.
Serpa: Rixa entre cidadãos estrangeiros causou sete feridos, um dos quais “em estado muito grave”
Sete pessoas ficaram feridas neste sábado, uma das quais em estado muito grave, na sequência de uma rixa entre estrangeiros, na cidade de Serpa.
Cerca de trinta indivíduos de nacionalidade estrangeira, alegadamente de origem indiana, envolveram-se na tarde de sábado numa desordem no Parque Industrial de Serpa.
A desavença terá envolvido o recurso a pedras, paus e até uma catana de grande porte. Sete pessoas foram conduzidas em viaturas particulares ao serviço de urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. A Polícia Judiciária foi acionada e investiga o caso.
Quando chegaram ao Hospital de Beja, três feridos apresentavam-se em estado grave e um outro foi avaliado em estado muito grave.
Quando os militares do Posto Territorial de Serpa da Guarda Nacional Republicana (GNR) chegaram ao local da ocorrência, já poucos sinais havia da rixa entre os cidadãos estrangeiros.
Por existirem informações de ter sido utilizada uma arma branca de grandes dimensões foi acionado o piquete da Polícia Judiciária, que agora está a desenvolver as investigações e recolher meios de prova.
15.ª Feira Histórica de Serpa termina este domingo
O Município de Serpa está a promover desde sexta-feira e até hoje no Centro Histórico da cidade de Serpa a 15.ª edição da Feira Histórica.
Em nota à Imprensa a autarquia da cidade branca refere que esta edição está a celebrar e homenagear as artes, os ofícios e os costumes da terra que faziam parte da vivência rural do concelho e que, em alguns casos, subsistiram até à segunda metade do século XX, e mesmo até aos nossos dias” como refere a vereadora Odete Borralho.
O sector da educação vai passar por dias muitos complicados diz o SPZS
O presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul – SPZS, diz estar “muito preocupado com o futuro da educação”, e não tem dúvidas de que a situação vai ganhar contornos de maior inquietude.
O sindicalista Manuel Nobre, sublinha que a situação “se vai agravar a cada ano que passa, com o envelhecimento da classe docente, pois há um enorme deficit entre os professores que se estão a aposentar e os alunos que estão a estudar para serem docentes.
ZERO: Refinaria da Galp continua a liderar Top 10 de poluidores em Portugal
A Associação Ambiental ZERO recorreu aos dados disponibilizados pela Comissão Europeia referentes ao registo de emissões associado ao Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) para efetuar uma seriação das instalações mais poluentes de Portugal em 2024.
Segundo a ZERO o valor atingido pelo setor da refinação mostra um peso muito significativo e crescente dos combustíveis fósseis na nossa economia e emissões poluentes; a GALP continua a ser uma empresa virada para a exploração e produção de combustíveis fósseis com mais de seis vezes e meia vezes do seu investimento a eles dedicado por comparação com investimento em renováveis – de acordo com o relatório integrado de gestão de 2024, 77%, por comparação com 12% para o segmento renováveis e novos negócios; saliente-se, aliás, um decréscimo em termos relativos do total de investimento em renováveis de 13% para 12% entre 2023 e 2024.